Street view - Canela /RS - Em 2011

Veja mais em:

Postagens com um pouco da história de Canela:

-- Clique abaixo da foto para abrir a postagem ou no item da lista de marcadores.

Castelinho Caracol



O Castelinho Caracol, uma das primeiras residências do município de Canela, foi construído no inicio do Séc.XX, entre 1913 e 1915, por Pedro Carlos Franzen casado com Luiza Sommer. O casal teve seis filhos: Fernando, Alfredo, Cora e Ivone nascidos no Caracol, Irene a mais velha, que permaneceu no Castelinho e
Anita, ambas nascidas em Sesmaria Machado.
A residência foi construída em madeira de araucária, pinheiro típico da região com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos. A madeira recebeu um tratamento de imersão, durante seis meses, na água do Arroio Caracol; tratamento biológico para, após, ser serrada e seca naturalmente, na sombra, para se tornar duradoura.
Depois disto foi trabalhada, cortada de acordo a servir a construção da residência, em forma de um pequeno Castelo. Com dezoito ambientes, no primeiro pavimento encontram-se quartos, sala de jantar, sala de música, o banheiro e a cozinha. No segundo pavimento o destaque fica para o quarto de costura, onde Castelinho Caracol, preserva móveis e utensílios da época de seus moradores, as paredes intactas, mesmo com o passar do tempo - quase um século!- mostram que a construção é resultado de técnica, conhecimento e beleza.
as filhas de Pedro e Luiza Franzem faziam os vestidos costuravam as capas das cobertas de pena. As penas para a confecção de travesseiros e cobertas secavam na torre, também no pavimento superior, onde se tem uma vista de180º para o vasto verde do entorno. O
 Um recorte antigo de jornal define o estilo arquitetônico como "misto de cottage escocesa e casa alpina do Tirol". Salas no primeiro e segundo piso exibem o fino mobiliário de antanho, cristais e porcelanas, instrumentos musicais, roupas e brinquedos como antigos patinetes.
O museu esta aberto desde 1985. Os turistas que visitam o CASTELINHO CARACOL, podem testemunhar o modo de vida dos descendentes de imigrantes alemães. No parque vislumbre a mata nativa, a primeira casa da família antes do Castelinho ser concluído, a serraria onde Pedro Franzen trabalhava, os galpões, o Armazém dos Serradores, as casa dos imigrantes alemães um passeio imperdível, como se fosse um verdadeiro retorno ao passado!
http://www.castelinhocaracol.com.br/pt